quarta-feira, 10 de abril de 2013

Violência nas escolas e progressão continuada

   Assistindo segunda e terça-feira o programa da Ana Maria Braga. fiquei mais indignada ainda com a educação no Brasil. Como pode estar acontecendo isso nas escola?!
   Segunda passou a professora que ficou com o olho roxo depois que um aluno jogou uma lixeira no rosto dela dentro da sala de aula. Os alunos apagaram a luz da escola para causar confusão e depois a agrediram com a lixeira. Também já passou no jornal varias vezes professores que são agredidos por que não gostaram da nota que receberam, eles vão para a escola só para bagunçar, nem se importam em estudar porque sabem que vão passar de ano graças a progressão continuada que não deixam os alunos repetirem de ano se não estiverem no fim de um ciclo (fiquei admirada com a Ana Maria não sabia que existia isso).
   Na matéria também mostrou que alguns alunos "armam" as brigas, gravam e colocam o video nas redes sociais, só para ter aqueles "15 minutos de fama".
   Na minha época e não faz muito tempo, meus pais me ensinaram a respeitar os professores assim como eu respeitava eles. Sempre admirei meus professores, porque foram eles que me ensinaram a ler, escrever, e de certo modo me preparar para a vida. Os professores são um apoio para os pais, a escola deve auxiliar a família na educação, e não ficar só por conta dela educar o nossos filhos. "Educação vem de casa", se seu filho vê você xingar, ser mau educado com alguém  vai tomar isso com exemplo. Existem, infelizmente, famílias que "terceirizam" a  aprendizagem das tais "palavrinhas mágicas" e do respeito pelos outros, acham que a escola que deve ensinar.
  Já ontem, a Ana Maria Braga procurou saber mais sobre a progressão continuada. Dizem que no começo a ideia era ajudar os alunos, segundo a dirigente regional de ensino de São Paulo, a progressão continuada veio para acabar com um ciclo de repetência que tirava os meninos da escola, e que agora tirando a reprovação pode-se ajuda-los na aprendizagem já que eles não ficam com a auto-estima baixa por terem repetido.
   Eu sou totalmente contra, como pode uma criança na 5° serie não sabendo nem escrever o próprio nome?
   E agora que o governador de São Paulo retirou o ensino de história, geografia e ciências da grade escolar. Alguém pode me dizer que pessoas nossos filhos vão virar se não poderão nem conhecer a historia do nosso país?!
   Meu filho mais velho tem só 1 ano e 9 meses, mas já estou preocupada com isso. Não é todo mundo que tem condições de pagar uma escola particular.
   Isso é só um desabafo de uma mãe que se preocupa e muito com o que meus filhos vão enfrenta e a educação que vão ter nesse país.

Beijos e espero que tenham entendido a minha preocupação =/

7 comentários:

  1. Lindooo o seu blog amiga, amei, já estou seguindo com meu outro perfil, Bjim

    ResponderExcluir
  2. Entendo muito bem sua preocupação, pois quando eu era criança já ameaçaram me bater por nada!! no meu primeiro dia de aula...eu tambem penso nisso, de quando meu filho estiver maiorziho...bjs linda
    fica com deus

    ResponderExcluir
  3. OLA CONCORDO COM VC TOTALMENTE
    QUE LINDOS SEUS FILHOS, QUAL E A DIFERENÇA DE IDADE DELES?
    SEGUINDO SEGUE TBM?
    http://diariodoenzogabriel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivviane, a diferença entre eles é de 1 ano e 5 meses
      Bjos

      Excluir
  4. tiraram história, geografia e ciencia da grade escolar?! então as crianças aprendem o que na escola?
    eu moro no rj. na época que eu fiz o ginásio teve aprovação automática, mas nunca deixei de estudar.. claro que eu não me dedicava 100% nas aulas, mas me interessava em aprender! mas sempre tem aquele aluno que caga e anda pra escola, porque sabe que no final do ano vai passar!!
    mas aqui no rj isso já acabou, ainda bem! mas mesmo assim, quando o gustavo for entrar pra escola, vou pensar duas, tres vezes antes de matricular em colegio publico, pq ta uma tristeza :/

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem... Encontre link de seu blog pelo BBC passando p fazer uma visitinha pelo seu cantinho te seguindo. Lindo seus filhos. Tenho um menino Enzo está cm 4 meses e meio. Bjos p vcs meuupequenoprincipe.blogspot.com

    ResponderExcluir